A Expansão Financiada dos Negócios

A Expansão Financiada dos Negócios


Expansão financiada é a aquela em que o empresário, no mundo dos negócios, decide crescer ou expandir as suas atividades mediante a abertura de novos negócios através de tomada de recursos no mercado financeiro. Na expansão financiada, o empresário expansionista utilizará recursos de terceiros investidores, que com ele queira apostar no crescimento do negócio e seus resultados.


Opção, com característica tipicamente financeira, é a expansão financiada mediante a tomada de recursos no mercado financeiro, quer através de bancos ou instituições financeiras, quer através de fundos de venture capital, destinado às micros e pequenas empresas, ou, ainda, em fundos private equity para os empresários de médio ou grande portes. É inteligente e oportuno a utilização de capital de terceiro ou mesmo a tomada de recursos no mercado financeiro para a viabilizar o crescimento do negócio, porque o empresário, além de não se descapitalizar, também não se colocará em posição de elevado risco na operação.


É comum verificar empresas em crise em decorrência de crescimento mal estruturado. Pensa o empresário que utilizar recursos próprios é a grande chave para o sucesso. Negativo. Invariavelmente, a experiência tem revelado que é melhor para a própria operação a utilização de recursos de terceiro investidor ou mesmo de bancos ou fundos, isto porque o empreendedor pode conquistar taxas de juros vantajosas e ainda aplicar os seus recursos em condições contratuais mais vantajosas, ou, ainda, guardá-los, garantindo, assim, o necessário fluxo de caixa e capital de giro.


Olhando para o mercado de capitais, o BNDES, através da sua empresa de participações, a BNDESPar, tem linha específica de investimento visando estimular os fundos que compram participações em empresas e também em ofertas de ações (IPO). As linhas de investimento são destinadas aos chamados fundos de private equity e venture capital. Como visto, o mercado empresarial utiliza-se sobremaneira de expansões financiadas ou estruturadas. Do ponto de vista prático, o empresário decide-se por ampliar os seus negóciso utilizando-se das linhas de crédito disponíveis no mercado. Essa é, pois, a expansão financiada.

#ProfessorLuizGuerra #LuizFelipeGuerra

Saiba mais quem sou eu...

CEO do Guerra Advogados. 

Ph.D em Direito Comercial (UMSA).

Advogado. Parecerista. Árbitro. 

Doutrinador. Jurísta.

Palestrante e Conferencista.

Articulista. Autor de 61 Livros Jurídicos.

Prof. de Direito Comercial e Empresarial.

Prof. Convidado de Universidades.

Membro da Academias Interanacionais. 

Embaixador Cultural da RI Advocacia.

Membro Benemérito do IADF.

Diretor do IASP.

Diretor do CEBRAMAR. 

Presidente Câmara Comércio Brasil - Peru. 

 

Botafoguense! Temente a Deus!

 

Seja bem-vindo! 

 

 

Livros Mais Vendidos
Artigos em Destaque
O CADE e a Análise da Aquisição de Contas Sociais à Luz de Cessão de Marcas
Aquisições e Fusões Financiadas 
Recent Posts

© 2014 por Guerra Advogado - Advocacia Empresarial                                            

                                                             Since 1983

SIGA-NOS:

  • w-facebook
  • Twitter Clean