A Letônia Adotou o EURO como Moeda Oficial
A Letônia Adotou o EURO como Moeda Oficial
A Letônia, país báltico, que participa há 10 anos da União Europeia, e que tem 2 milhões de habitantes, após passar por grave crise financeira, adotou, no início do ano de 2014, o euro como moeda oficial. Com a adoção da nova moeda, a Letônia vem se juntar aos países da Zona do Euro. A Letônia é o décimo oitavo país a entrar na Zona do Euro. Após sofrer com as políticas de austeridade fiscal - que trouxe benefícios à economia - conseguiu superar as dificuldades e entrar na seleta Zona do Euro. Essa iniciativa, além de revelar importante marco econômico para o país, contribui sobremaneira para distanciar os letões da sombra sempre ameaçadora da vizinha Rússia.
O Primeiro Ministro em exercício, Valdis Dombrovskis, que comandou a Letônia durante a pior crise econômica desde que o país deixou a ex-União Soviética, afirmou que a adoção do euro é uma oportunidade, mas não uma garantia de riqueza, e que a Letônia não deve afrouxar a política fiscal. A economia da Letônia encolheu consideravelmente em 2008, no auge da crise internancional. Mas voltou a crescer em 2011, após cumprir rigorosa política fiscal.
O crescimento acelerado, com melhor performace na União Europeia, alcançou o percentual de 5,6%, em 2012, após o governo ter cortado gastos e aumentado impostos. O esforço do governo, com a colaboração do povo, foi elogiado na UE e foi apontado como exemplo de que a austeridade fiscal funciona. Graças à austeridade o povo letão entrou forte na Zona do Euro. Seu exemplo foi citado pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso. Nem tudo é céu de brigadeiro! Há risco de quebra!
O Banco Central Europeu alertou à Letônia que o grande volume de depósitos estrangeiros, a maior parte de origem russa, depositados nos bancos do país, é fator de risco. Levantamento recentemente realizado mostra que os letões estão divididos em relação à adoção do euro. O povo letão anda preocupado. O povo acha que a nova moeda poderá trazer aumento de preços.
