A Letônia Adotou o EURO como Moeda Oficial

A Letônia Adotou o EURO como Moeda Oficial

A Letônia, país báltico, que participa há 10 anos da União Europeia, e que tem 2 milhões de habitantes, após passar por grave crise financeira, adotou, no início do ano de 2014, o euro como moeda oficial. Com a adoção da nova moeda, a Letônia vem se juntar aos países da Zona do Euro. A Letônia é o décimo oitavo país a entrar na Zona do Euro. Após sofrer com as políticas de austeridade fiscal - que trouxe benefícios à economia - conseguiu superar as dificuldades e entrar na seleta Zona do Euro. Essa iniciativa, além de revelar importante marco econômico para o país, contribui sobremaneira para distanciar os letões da sombra sempre ameaçadora da vizinha Rússia.


O Primeiro Ministro em exercício, Valdis Dombrovskis, que comandou a Letônia durante a pior crise econômica desde que o país deixou a ex-União Soviética, afirmou que a adoção do euro é uma oportunidade, mas não uma garantia de riqueza, e que a Letônia não deve afrouxar a política fiscal. A economia da Letônia encolheu consideravelmente em 2008, no auge da crise internancional. Mas voltou a crescer em 2011, após cumprir rigorosa política fiscal.


O crescimento acelerado, com melhor performace na União Europeia, alcançou o percentual de 5,6%, em 2012, após o governo ter cortado gastos e aumentado impostos. O esforço do governo, com a colaboração do povo, foi elogiado na UE e foi apontado como exemplo de que a austeridade fiscal funciona. Graças à austeridade o povo letão entrou forte na Zona do Euro. Seu exemplo foi citado pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso. Nem tudo é céu de brigadeiro! Há risco de quebra!


O Banco Central Europeu alertou à Letônia que o grande volume de depósitos estrangeiros, a maior parte de origem russa, depositados nos bancos do país, é fator de risco. Levantamento recentemente realizado mostra que os letões estão divididos em relação à adoção do euro. O povo letão anda preocupado. O povo acha que a nova moeda poderá trazer aumento de preços.

#ProfessorLuizGuerra #LuizFelipeGuerra

Saiba mais quem sou eu...

CEO do Guerra Advogados. 

Ph.D em Direito Comercial (UMSA).

Advogado. Parecerista. Árbitro. 

Doutrinador. Jurísta.

Palestrante e Conferencista.

Articulista. Autor de 61 Livros Jurídicos.

Prof. de Direito Comercial e Empresarial.

Prof. Convidado de Universidades.

Membro da Academias Interanacionais. 

Embaixador Cultural da RI Advocacia.

Membro Benemérito do IADF.

Diretor do IASP.

Diretor do CEBRAMAR. 

Presidente Câmara Comércio Brasil - Peru. 

 

Botafoguense! Temente a Deus!

 

Seja bem-vindo! 

 

 

Livros Mais Vendidos
Artigos em Destaque
O CADE e a Análise da Aquisição de Contas Sociais à Luz de Cessão de Marcas
Aquisições e Fusões Financiadas 
Recent Posts

© 2014 por Guerra Advogado - Advocacia Empresarial                                            

                                                             Since 1983

SIGA-NOS:

  • w-facebook
  • Twitter Clean